terça-feira, 26 de julho de 2011

DESABAFO

Existem coisas que nao valem a pena...Simplesmente por serem inúteis!!! Assim como comentários imaturos,burros e ignorantes! Hoje esse post é o meu desabafo dos comentários infames que ouvi. As pessoas tem uma ideia má formulada na cabeça sobre relacionamentos;acham que pessoas só nos são úteis enquanto podemos usá-las. As pessoas não são "coisa" que quando dá defeito é descartado. Sim,eu dei "defeito",mas os que me amam não me descartou. Esses mal informados,ignorantes,burros e egoístas não sabem o que falam. Para os que estão pensando que isso em mim é raiva,estão redondamente equivocados,isso é pena dessas pessoas que não são nem capazes de aprender com a vida. Se não aprendem com o que a vida ensina,eu não perco o meu tempo explicando para vocês sobre a Esclerose Múltipla. Continuem achando que estou sentenciada a morte,que minha doença e contagiosa,que não sou capaz de nada. É bom que pensem assim,porque de pessoas assim quero mesmo é distância....

P.S: MORTE DA AMY WINEHOUSE....QUE PENA!!!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PRIMEIROS SINTOMAS



Muitas pessoas me perguntam como descobrir que tinha Esclerose Múltipla. Vou falar de uma forma bem resumida. Bom,meu primeiro sintoma foi a neurite óptica,a neurite óptica é um sintoma da esclerose múltipla,podendo estar relacionada a ela ou não. Nem todos que tem ou teve neurite óptica (NO) necessariamente tem EM. Mas, deve ser investigado. A NO é uma inflamação do nervo óptico que liga cerebro a visão. Bom,perdi 95% da minha visão na época da descoberta. E a NO foi confirmada com a ressonancia magnetica do cranio. E com a confirmação da NO começava a investigação da EM. O médico pediu a tal punçao lombar,Deus me livre!!! Nunca havia sentido tanta dor. A punção lombar é a aspiração do liquido cefalorraquidiano,esse liquido corre o nosso cerebro e passa pela medula espinhal. E o resultado dele e crucial para o diagnostico de EM. Falando assim,parece que a EM é uma doença de diagnóstico fácil,mas,com certeza não é! Ela pode ser confundida com várias outras doenças que causam sintomas parecidos. A competencia do médico nessa hora é fundamental. E eu tive sorte! Faço tratamento num centro de referencia de Minas Gerais e do Brasil,no Hospital das clinicas.La no HC tem um centro responsável para investigação de EM,chamado CIEM-Centro de Investigação de Esclerose Múltipla de Minas Gerais.
Os sintomas da EM podem ser variados de paciente para paciente: fadiga, distúrbios visuais, espasticidade (rigidez), fraqueza, desequilíbrio, alterações sensoriais, dor, disfunção vesical e/ou intestinal, disfunção sexual, disartria (dificuldade para articular a fala), disfagia (problemas de deglutição), alterações emocionais, alterações cognitivas.


Pessoal,é isso ai!!!Mais uma vez,dúvidas podem postar aqui,que tentarei responder todas...bjss



DIA MUNDIAL DO ROCK PESSOAL!!!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

EFEITOS COLATERAIS




Bom da última vez falei aqui sobre o tratamento da EM,hoje vou falar sobre as reções.Bom,cada um daqueles medicamentos provocam algum tipo de reaçao,como qualquer tratamento. No caso da EM alguns medicamentos para trata-la pode causar febre,comprometer rins,figado,mas é tudo bem acompanhado pelos nossos medicos. O meu tratamento e mais traquilo nessa questão,os seus efeitos são mais superficiais do que sistemico. Particularmente,a única coisa que me incomodou bastante no ínicio foi o ardor,a vermelhidão e sobretudo a coceira,essa não me deixava nem dormir. Mas o Acetato de Glatiramer(Copaxone) pode causar várias coisas:



REAÇÕES COMUM:

-Dor

-Vermelhidão

-Caroço

-Edema/Inchaço

-Inflamação



As reações no local da injeção são comuns e habitualmente diminuem com o decorrer do tempo.




REAÇÕES EVENTUAIS

-Rubor no tórax ou face

-Sensação de aperto no peito

-Dispnéia/falta de ar

-Taquicardia/palpitações



Esses sintomas normalmente não causam nenhum problema e habitualmente desaparecem dentro de meia hora.




Com certeza,é bem melhor ser tratado e ter um bom médico para acompanhar o nosso caso;

Pessoal,é isso ai!!! No próximo post vou contar aqui como tudo começou...



Força sempre a todos nós...

Mazel Tov...