terça-feira, 30 de agosto de 2011

CONSCIENTIZAR-SE



Hoje é dia 30 de agosto,dia de conscientização da Esclerose Múltipla.
Significado da palavra CONSCIENTIZAR: Tornar consciênte alguma coisa obscura, por na conscência, Um dever, uma ação, um hábito.
Galera,hoje é dia de tornar consciente a Esclerose Múltipla. E o que isso quer dizer né? A EM levou muitos anos para tornar-se conhecida,até mesmo para os médicos.Citando um fato que aconteceu com uma amiga,licença Michela,vou citar você aqui,na época que ela foi diagnosticada,os médicos nem conheciam a RM(Ressonancia Magnetica),nem sabiam olhar;quisá tratar a doença.Muitos do que conheci,levaram até mesmo anos para serem diagnosticados.Hoje em dia temos mais informações sobre a doença,temos como dignosticar com eficiência e com precisão.Por isso que queremos divulgar cada vez mais a doença para que consigamos conscientizar o maior número de pessoas,para que tendo sintomas procurem um médico a tempo,queremos espalhar para que consigamos acabar com preconceito,acabar com idéias erradas sobre a EM. Por isso,logo abaixo está os sintomas que devem observar.

◦Fadiga
◦Distúrbios Visuais
◦Espasticidade (rigidez)
◦Fraqueza
◦Desequilíbrio
◦Alterações Sensoriais
◦Dor
◦Disfunção Vesical e/ou Intestinal
◦Disfunção Sexual
◦Disartria (dificuldade para articular a fala)
◦Disfagia (problemas de deglutição)
◦Alterações Emocionais
◦Alterações Cognitivas


Vamos ficar atentos para quem a doença seja descoberta ainda cedo...


Um beijo a todos,fiquem com Deus....







sábado, 27 de agosto de 2011

TUDO BOM DEMAIS

Quanto tempo amigos...Estou aqui para contar as novidades.Muitas coisas aconteceram nesses dias. Tive outro surto,mais uma vez a neurite optica veio me dizer "ola".Fiz pulsoterapia por tres dias,e Deus me livre,passei mt mal. Hoje fiz mais uma ressonancia,a primeira do ano,que terei que levar o resultado nessa proxima quinta feira,1°de setembro.
Gente, e que calor é esse que está fazendo? Alguém me tira dessa fadiga,desse cansaço,dessa indisposiçao. Para nós portadores com certeza a fadiga é o fator que nos impede de fazer qualquer coisa. A fadiga atinge 95%dos portadores,ou seja quase a totalidade. É um sintoma que as vezes e pouco compreendido pelas pessoas. Geralmente uma pequena atividade nos deixa exausto.
Pessoal,então por hoje é isso. Volto nessa semana novamente para falar do "DIA NACIONAL DE CONSIENTIZAÇAO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA". Com certeza,será um assunto interessante de falar.
Bjs amigos...